O ano de 2023 marca mais um momento histórico para a enfermagem. Em meio a inúmeras lutas por valorização e conquistas de direitos, como o piso salarial, ocorrerão as eleições para o novo Plenário do Coren-SP. Nós, da CHAPA 2 – VALORIZAÇÃO, TRABALHO E TRANSFORMAÇÃO – nos colocamos na disputa com um papel fundamental: garantir os avanços em prol dos interesses da categoria e da garantia de uma assistência de excelência à sociedade. Por isso, apresentamos nessa carta nossos compromissos firmados com a enfermagem paulista.

São diversas conquistas, alcançadas por meio de muita luta, que não podem ficar para trás: a isenção do rodízio de veículos na capital para profissionais de enfermagem; a criação do programa Primeiro Emprego; a recente aprovação da Lei do Descanso Digno; a ampliação do programa Cuidando de Quem Cuida; as ações do projeto Conselheiro Participativo; a ampliação das vagas de eventos de aprimoramento gratuito, entre muitos outros avanços.

E, falando em avanços, não poderíamos deixar de citar a Lei do Piso Salarial. Nós, integrantes da Chapa 2, enfrentamos sucessivas e longas viagens em caravanas até Brasília, para pressionar o Congresso, o Planalto e o STF pela aprovação e aplicabilidade da lei. Também mobilizamos manifestações na capital e no interior do estado em prol desta causa. Nunca chegamos tão perto de conquistar esse direito graças à luta que travamos ao lado do Sistema Cofen-Coren´s, sindicatos e associações, e da fundamental mobilização da categoria.

A disputa pela aprovação do Piso Salarial da Enfermagem mostra que é preciso ter coragem e resiliência para enfrentar forças poderosas da sociedade – como os interesses do mercado e do setor empresarial – e assim conquistar direitos para a nossa classe. Isso exige um grupo de pessoas experientes, preparadas e comprometidas com a enfermagem paulista.

Nós, da CHAPA 2 – VALORIZAÇÃO, TRABALHO E TRANSFORMAÇÃO, somos profissionais da linha de frente e diariamente vivemos na pele todos os desafios da nossa profissão. Somos trabalhadores e, como você, arriscamos nossas vidas para salvar o próximo. Estamos na urgência e emergência, na estética, na atenção básica, no SUS, nas Santas Casas, na iniciativa privada, na saúde mental e em tantos outros espaços de atuação. Somos professores que constroem, no dia a dia do ensino, os profissionais do futuro. Somos lideranças que conhecem os caminhos que devem ser percorridos no universo da política para alcançar o respeito e a valorização que a enfermagem tanto merece. Somos gestores, que sabem profundamente das necessidades dos serviços de saúde. Portanto, estamos preparados para assumir o desafio de gerir o Coren-SP nos próximos 3 anos e nos comprometemos em atuar com seriedade, transparência e respeito aos anseios dos nossos colegas de profissão.

Para isso, estabelecemos 6 frentes de atuação:

Educação e Formação

Inclusão e Diversidade

Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo

Valorização e Acolhimento

Atendimento Ágil

Fiscalização Presente e Transformadora

Esses pilares estão estruturados em propostas que visam avançar na melhoria do atendimento ao profissional de enfermagem nas unidades do Coren-SP e em todos os demais canais de acesso aos serviços do Conselho – chat, telefone, e site – resultando na redução dos prazos para emissão de documentos, na aproximação capaz de sanar dúvidas e demandas e, sobretudo, uma fiscalização cada vez mais comprometida com a melhoria do dimensionamento de profissionais e com a excelência da assistência de enfermagem. Nossa meta é ampliar a presença dos serviços do Coren-SP em todo o Estado.

A educação também está entre as nossas prioridades, com a oferta de oportunidades de aprimoramento gratuito à enfermagem paulista; assim como o incentivo ao empreendedorismo e a diversos campos de atuação, proporcionando novos horizontes para a categoria.

A luta por salários, jornada de trabalho e condições dignas está presente de forma transversal nas nossas propostas, em busca da valorização, do respeito e dos direitos que a enfermagem tanto merece. Da mesma forma, seremos firmes e combativos contra qualquer tentativa de limitação da prática profissional, de desmonte do SUS e todo tipo de violência e ataques à enfermagem, como o racismo, o etarismo e a homofobia.

Defendemos que a nossa categoria ocupe os espaços políticos e de poder, com representação nas Câmaras Municipais, Congresso, Prefeituras e Governos Estadual e Federal, para assim defender nossos interesses nas instâncias de decisão. É urgente assumirmos os rumos do nosso destino.

Jamais iremos esquecer as batalhas que vivemos nos últimos anos. Certamente as maiores e mais desafiadoras da história recente: a pandemia da Covid-19 e a incansável luta pelo piso salarial. Uma categoria que superou tantos obstáculos e que foi uma das grandes responsáveis pelo combate a uma doença tão letal, já não aceita mais retrocessos. É preciso seguir avançando para transformar a nossa própria realidade e construir, em um futuro próximo, as condições de trabalho que sonhamos e, também, a vida que merecemos ao lado de nossos amigos e familiares, com tempo e recursos que nos permitam momentos de lazer, autocuidado e convívio social.

Nós, da CHAPA 2, assumimos o compromisso, nessa carta e ao longo da campanha eleitoral do Coren-SP, de honrar as nossas propostas e, acima de tudo, a profissão que escolhemos para as nossas vidas. Seremos movidos pela paixão à enfermagem e aos nossos pacientes, muito empenho e coragem para os avanços necessários. São tempos de VALORIZAÇÃO, TRABALHO E TRANSFORMAÇÃO.

Contamos com o seu apoio!

Um forte e carinhoso abraço,

CHAPA 2